Parceria Tecnológica

TECSOFT propõe-se a desenvolver, em parceria tecnológica, projetos nas áreas de planejamento, desenvolvimento e produção de software, próprias ao seu desenvolvimento institucional, técnico e funcional, envolvendo os recursos disponíveis de seus laboratórios e a competência de seus técnicos e de suas empresas associadas.

Tal iniciativa vem atender aos objetivos do Centro, destacados no artigo 3º, nº VII e nº IX de seus estatutos, somados as atividades que já vêm sendo desenvolvidas junto às empresas públicas da Capital e em especial, junto ao governo do DF, no apoio as suas iniciativas de desenvolvimento tecnológico da região.

Como vantagem na condução de um programa desta natureza, pode-se destacar a efetivação de uma parceria de alto nível de competência tecnológica, com utilização dos recursos gerados em Brasília.

Será constante e perseguida a busca de soluções tecnologicamente mais avançadas a um custo menor, certamente.

Também é objeto a considerar a melhor facilidade na condução do apoio e na gestão dos processos que envolvem o planejamento, a criação e o desenvolvimento de um programa de automação dos procedimentos de empresas ou organizações, quer operacionais, quer administrativos e de controle, complexos desde sua concepção.


ATIVIDADES PROPOSTAS

TECSOFT propõe cumprir mediante Convênio de Cooperação Técnica, as atividades que, além de outras, podem compor um programa de parceria a ser firmado com essa empresa:

Na elaboração do Programa de Informatização:

Assessoria na definição da Estratégia de Desenvolvimento do Programa 
Participação na definição dos macro-sistemas a serem automatizados 
Apoio na elaboração do cronograma de desenvolvimento 


Na elaboração de projetos:

Consultoria e apoio na concepção da topologia da rede de comunicações 
Elaboração de projetos lógicos e físicos de sistemas de informações 
Assessoria técnica na elaboração de editais 


Em Programas de Qualificação e Aperfeiçoamento de Pessoal 

Participação em treinamento específico de funcionários 
Organização de seminários e conferências técnicas sobre qualidade e outros assuntos pertinentes a informática 
Proposição de programa de atualização tecnológica 
Estruturação da Rede Escola 


Em Programas de Controle e Segurança dos Sistemas 

Organização do Plano de Contingência e Backup 
Elaboração do programa de auditoria de sistemas operacionais 


Em Programas de Qualidade

Organização de Programa para Qualificação em Normas ISO em programas de incentivos à Empresas de Brasília 
Rede de Empresas 
Condomínio Empresaria 
Assessoria a nível internacional junta aos escritório dos Estados Unidos, Argentinos, china e Alemanha 

a) Convênio Guarda-chuva

Nesse caso seria assinado um convênio dito “guarda-chuva”, sem valor definido, estipulando seu objeto e suas linhas gerais. Cada tarefa a ser realizada, definida de comum acordo entre as partes, necessita a assinatura de um Termo Aditivo, definindo, além das condições específicas de cada trabalho, os valores, prazos, obrigações, etc.

Dentro desse contexto propõe-se que o primeiro termo aditivo a ser firmado, na área de desenvolvimento de software, verse sobre a elaboração de um Programa Técnico no qual seriam levantados, entre outros itens, a definição da plataforma computacional, a topologia da rede, a tecnologia a ser adotada para banco de dados e os sistemas corporativos emergenciais.

b) Convênios Específicos

Prevê a assinatura de um convênio específico para cada atividade definida em conjunto pelas partes, a exemplo do termo aditivo. Cada convênio, portanto, terá seu objeto, valor, prazo, etc. O primeiro convênio específico, portanto, será análogo ao primeiro termo aditivo de um convênio guarda-chuva.

c) Contratação Direta

Nessa opção de parceria o serão contratados serviços específicos ao TECSOFT. Portanto cada tarefa possuirá um Contrato em separado, cada um regido pelas respectivas cláusulas.

TECSOFT vem firmando convênios, específicos e do tipo guarda-chuva, com diversas instituições. O contrato também vem sendo utilizado nas parcerias do TECSOFT, com órgãos públicos, seguindo rigorosamente as especificações da Lei nº 8666.

A conveniência da assinatura de um convênio ou um contrato é meramente do administrador. Para o TECSOFT será conveniente que sejam, inicialmente levantadas as hipóteses de consultoria e apoio técnico para que os serviços sejam estruturados com a qualidade requerida.

Finalmente, mais uma vez se destaca a importância que o TECSOFT está dando aos projetos de parceria, alocando desde já um técnico especialista a disposição de V.S. para oferecer-lhe maiores informações.