TEC SOFT

O Centro de Tecnologia de Software de Brasília, TECSOFT Brasília, foi criado em dezembro de 1993, fruto da parceria entre o Governo do Distrito Federal, em especial, da Secretaria de Indústria e Comércio, empresários do setor de Informática e Universidades.

Tal iniciativa veio atender aos requisitos do Programa SOFTEX 2000, Programa Nacional de Software para Exportação, criado pelo Governo Federal, credenciando Brasília, em particular o TECSOFT, como um Núcleo deste Programa, que tem como objetivo o fomento a empresas com competência nestas atividades.

Desde 31 de dezembro de 1996 o programa está sendo conduzido pela Associação SOFTEX, entidade civil sem fins lucrativos de direito privado, e já conta com 20 núcleos localizados em todo país, e continua mantendo projetos de incentivo às empresas desenvolvedoras através destes núcleos.

Entre os objetivos do Centro destacam-se as atividades de apoio ao desenvolvimento das empresas de Tecnologia da Informação localizadas na região Centro Oeste, o estímulo ao processo de interação com Centros de Pesquisa, Universidades, Escolas Técnicas e órgãos de fomento e financiamento, e a promoção e o apoio na elevação do desempenho e do conhecimento tecnológico das empresas associadas, bem como a contribuição para a melhoria do desempenho da economia brasileira em geral, pelo estímulo à inovação, ao planejamento de negócios, e às melhores práticas em geral. Tais atividades, que serão futuramente nominadas neste documento, estão completamente aderentes aos objetivos do Parque Biotic

O TECSOFT tem experiência comprovada na execução de atividades à P&D&I, como os projetos de desenvolvimento de softwares desenvolvidos em parceria com o Sebrae DF e Sebrae MT, bem como atividades ligadas à formação de profissionais através da realização de cursos de capacitação de curta duração e de pós- graduação lato sensu (especialização), em parceria com renomadas instituições de ensino superior, com destaque para a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Centro de Ensino Universitário do Distrito Federal (UDF). Procura focar a oferta de seus programas em áreas voltadas a gestão em geral, à gestão de Tecnologia da Informação e em áreas técnicas de Tecnologia da Informação.

Detém também expertise em outras áreas, como apoio à internacionalização de empresas e na condução de ações de promoção comercial e de geração de oportunidades de negócios no exterior, tendo conduzido o Projeto BRAINS, o primeiro projeto de apoio a internacionalização de empresas de software e serviços de TI apoiado pela APEX Brasil. Na área de qualidade, já coordenou a implantação do MPS.BR em mais de 10 empresas e a implantação de ISO 9.000 em mais de 6 empresas de TI no DF e em Goiás. Atua também na elaboração de projetos e planos de negócios para submissão junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), BNDES, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), e investidores privados, o que lhe confere a competência necessária na elaboração de projetos. Complementa sua atuação com forte presença no apoio a melhoria da qualidade em empresas de software e serviços de TI, tendo implementado diversos grupos de MPS.BR, e na área de capacitação, promovendo diversos cursos de curta duração nas áreas de TI e gestão. Atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de trabalhos afins.